História

por Interlegis — última modificação 08/07/2016 08h10
São Geraldo é um município brasileiro do estado de Minas Gerais localizado na Mesorregião da Zona da Mata e na Microrregião de Ubá. Sua população estimada em 2011 era de 10.459 habitantes.

História

Os primeiros habitantes da região da qual se tem conhecimento foram os índios CoroadosCoropósPurisCaetés e por vezes os nômadesBotocudos (estes eram canibais).

A origem da cidade está principalmente ligada à estação da Estrada de Ferro Leopoldina, inaugurada em 1880 e denominada Estação de São Geraldo em homenagem ao Barão de São Geraldo (título em referencia à Serra de São Geraldo).

Em 21 de dezembro e 1948 o município de São Geraldo consegue sua emancipação do município de Visconde do Rio Branco.[7]

Origem do Nome São Geraldo

Embora adotado em 1880 para a nova estação de estrada de ferro, em homenagem ao Barão de São Geraldo (Dr. José Joaquim Alves dos Santos Silva - Secretario da Estrada de Ferro Leopoldina), o nome São Geraldo tem origem bem mais antiga, quando aplicado a localidade e a região. Com efeito, nas sesmarias concedidas nos fins do século XVIII, já aparece o nome São Geraldo. O nome São Geraldo, portando, possui raízes bem mais profundas, ou seja, é anterior a localidade e nasceu da veneração que os desbravadores do Presídio votavam aqueles que tomavam como protetores durante suas viagens pela região ainda inóspita.

Emancipação

Em 1943, um movimento presidido pelo médico e industrial Dr. Oswaldo de Oliveira Duarte, tentou obter emancipação de São Geraldo. Na revisão de 31 de dezembro deste ano, porém, não conseguiram obter a tão sonhada emancipação. Somente em 1948, renovou-se o movimento favorável à emancipação da Vila, sendo criado o Município de São Geraldo em 21 de dezembro desse ano, pelo artigo 80 da Lei estadual nº 336, instalando-se no dia 1º de janeiro de 1949. Coube ao Dr. José Teixeira Costa Filho, professor e advogado, ser o primeiro administrador do Município de São Geraldo. Foi ele nomeado intendente pelo Governo do Estado. Com eficiência, organizou a administração do novo município, entregando-o ao primeiro Prefeito eleito. Nas eleições de 6 de março de 1949, elegeram-se os primeiros Vereadores, Prefeito, Vice-Prefeito, Juiz de Paz e seus suplentes. Venceram as chapas do Partido Republicano, cabendo o cargo de Prefeito ao Sr. João Vicente Ferreira Filho e o Vice-Prefeito ao Sr. Braz Tristão da Silva. Comemora-se o aniversário da cidade em 27 de março, dia em que instala-se a 1ª Câmara de Vereadores do Município e a posse do primeiro Prefeito eleito. Em 2 de dezembro de 1952, foram feitas novas eleições no Município, vencendo a legenda do Partido Social Democrático. Elegeram-se o Prefeito Municipal, respectivamente Dr. Osvaldo de Oliveira Duarte e o Sr. José Francisco Teixeira. O Prefeito eleito não chegou a empossar-se, pois faleceu vítima de derrame cerebral às 22:40 horas do dia 6 de janeiro de 1953. Assim, a administração esteve sob a responsabilidade do Vice-Prefeito.

Prefeitos de São Geraldo[editar | editar código-fonte]

Atual prefeito do município é Marcilio Moreira Barros.[8]